
EQUIPE
FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS
ISABEL TORRES

"Ao me graduar em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, em 2004, busquei experiências de trabalho que produzissem impactos coletivos. Sentia como urgente e necessário contribuir com contextos que gritavam por mudanças. Com este sentimento, trabalhei como Educadora Social de crianças e adolescentes em situação de rua, como Psicóloga em Centros de Referência de Assistência Social, com redes socioassistenciais, adotando as perspectivas da Psicologia Social Comunitária . Em 2018 comecei a buscar uma síntese, a partir das antíteses encontradas no caminho. Com estudos sobre a Psicologia Sistêmica encontrei um contraponto possível para a atuação psicoterapeutica no despertar deste trabalho corajoso de cuidar e integrar redes de cuidado pessoal, familiar, comunitário e social, lugar onde estou hoje com muita satisfação". Isabel Torres, Psicóloga, CRP 03/02992
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal da Bahia em 2004, com especialização em Gênero e Desenvolvimento Regional, com concentração em políticas públicas. Estuda as questões sociais contemporâneas e as repercussões psicológicas. Tem 14 anos de experiência com Psicologia Comunitária no âmbito do SUAS, atuando como técnica e gestora de Proteção Social Básica, em instâncias municipais e estadual. Realizou ações de apoio psicológico especializado no contexto da Pandemia de COVID 19, incluindo as situações de luto, participando em 2020, dos cursos: "Saúde Mental e Atenção Psicossocial no contexto da Pandemia de COVID 19"/ FIOCRUZ; "Lutos Atípicos na Pandemia"/INSTITUTO ARIPE; Edital de Chamamento Pública n°01/2020 do Conselho Regional de Psicologia Nº 01 do Distrito Federal, sendo capacitada pelo mesmo para a realização de apoio psicológico online. "Fundamentos da Terapia de Casal"/ INSTITUTO ARIPE (Turma 1/ 2021); "Positive Psyquiatry and Menthal Health", Universidade de Sydney (Austrália), 2021. "Psychological First Aid", Universidade Johns Hopkins (EUA), 2022. Cursando formação em Terapia de Família e Casal (abordagem sistêmica) no Instituto Humanitas (Salvador, Ba, 2022). Possui formação em Justiça Restaurativa para a realização de "Círculos de Construção de Paz não conflitivos", certificada pelo no Tribunal de Justiça da Bahia (2022). Além do contexto clínico, atua no setor da Educação, contribuindo com a perspectiva da Psicologia. Desenvolve palestras, oficinas e consultorias.
MÔNICA CALDAS

Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com ampla experiência em atendimento às famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados. Atuou com Psicologia Comunitária no âmbito do SUAS desde 2004. Coordenou projetos de importante relevância para mulheres que sofrem violência. Realizou apoio psicológico especializado a mulheres vítimas de violência doméstica de todo Brasil, com foco dos estudos nos impactos da pandemia na saúde mental deste público. Atua como Psicóloga na Vara da Infância e Juventude, realizando escuta sem dano e depoimento especializado no âmbito jurídico. Desenvolve palestras, capacitações e consultorias.
"A injustiça social sempre foi e será para mim uma mazela a ser combatida, e só vejo como saída o desenvolvimento humano. Essa linha de trabalho é uma grande motivação e foi assim que, desde a graduação, me envolvi em projetos sociais que tinham essas finalidades. Ao atuar com todos os públicos que necessitam romper o ciclo de violência, gosto de pensar que o meu trabalho, seja realizando palestras, capacitações, em atendimento psicológico individual ou em grupo, de alguma maneira, contribui e serve como ponte para as descobertas, conquistas, desenvolvimento profissional e social dos indivíduos".
Mônica Caldas, Psicóloga, CRP 03/02895.

“Ao longo da minha trajetória profissional sempre busquei agregar conhecimentos e experiências afins para melhor desempenhar minha função no atendimento às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, violência sexual e suas famílias, foco prioritário do meu trabalho como Assistente Social. Meu olhar diante das mazelas humanas perpassa pelo meu processo de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e espiritual, que me possibilita ter uma relação aberta, empática e de confiança com as pessoas atendidas dada a minha atitude franca, livre de julgamentos e de conceitos divisivos sobre a experiência de vida do outro. Na minha trajetória, participei de inúmeros cursos, vivências, workshops e palestras, que pudessem contribuir na minha abordagem com as pessoas atendidas, para assim buscar melhorar a percepção de si mesmas e encontrar alternativas menos dolorosas no processo de promoção e emancipação de suas vidas. A partir de uma percepção holística nos diversos aspectos que compõem a experiência humana e da minha escolha profissional como missão de vida, acolho e acompanho pessoas, acreditando que o ser humano é capaz de transformar padrões e causas adversas da sua vida, quando busca condições adequadas e justas, para seu bem estar e qualidade de vida digna.Este trabalho que ora se inicia é mais uma possibilidade de construir com pessoas que queiram, conosco, resignificar suas vidas para então, responsabilizar-se pelos seus atos e descobrir um universo de possibilidades com significados autênticos ”.
Edna Durão, Assistente Social, CRESS 1422/5ª.
Assistente Social, graduada pela Universidade Católica de Salvador em 1981, com trajetória profissional nas áreas da Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Tem especialização nas seguintes áreas: Terapia Sistêmica Familiar e de Casal (1988); Gerontologia (2014); Administração e Planejamento de Projetos Sociais (2006). É certificada em Terapia com essenciais florais (1995) e como instrutora de Kum Nye - YogaTibetana (2019).
EDNA DURÃO
DÉBORA LUISIANA

É graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2007), em Pedagogia pela UNICID (2018), com especialização em Gestão de Pessoas UNIME (2012) e Gênero e Sexualidade na Educação/UFBA (2020). Possui formação em Justiça Restaurativa para a realização de "Círculos de Construção de Paz não conflitivos", certificada pelo no Tribunal de Justiça da Bahia (2022).
"Como educadora e artista, acredito no ser humano e na sua capacidade constante de transformação, desde que lhe sejam oferecidas as condições necessárias para que este crescimento aconteça. Por este motivo, busquei, na minha trajetória acadêmica, conhecimentos que me possibilitassem atuar nos diversos setores de trabalho, promovendo ações que estivessem 'linkadas' com o processo de evolução humana, de crescimento e valorização da pessoa. Atuando há 12 anos na política de assistencial social, estive a frente de importantes projetos que ampliaram a visão da equipe de trabalho sobre as diversas vulnerabilidades que acometem a população de uma determinada comunidade, criando estratégias para alcançar este público e possibilitar o acesso aos direitos que oportunizam um recomeço, uma nova definição de vida".
Débora Luisiana.